[OPINIÃO] Alice no País das Maravilhas e do Outro Lado do Espelho, de Lewis Carroll

/
1 Comentários
Sinopse: Dois em um, isto é, dois clássicos da literatura infantil, "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas" e "Alice do Outro Lado do Espelho" num só livro. A edição tem ainda as ilustrações de John Tenniel que acompanharam as primeiras edições de ambos os livros. 
Lewis Carroll, pseudónimo de Charles Dogson, diácono, matemático, lente da Universidade de Oxford e fotógrafo amador, contava estas histórias, que depois passaria à escrita, para entreter as meninas Liddell, filhas do deão da Igreja de Cristo em Oxford, especialmente Alice, a sua favorita. De aí para cá foram, e continuaram certamente a ser, milhões de crianças fascinadas pelo universo fantástico da pequena Alice e do seu cortejo de animais e objectos que falam.

Opinião: Este é um livro simplesmente delicioso! Obviamente, já conhecia esta história graças à sua adaptação cinematográfica da Disney - com a qual muitos de nós, decerto, crescemos - e já tinha lido o original há uns anos atrás; já desde essa altura o adorei (e aqui devo realçar o quão fiel e próxima da história original está a adaptação da Disney). Mas decidi voltar a ler este livro por duas razões: a primeira prendia-se com o facto de agora, após ter ganho muito mais conhecimento sobre linguística inglesa, formação de palavras e literatura inglesa no geral - matérias nas quais Lewis Carroll é um nome de referência - estava muito curiosa para descortinar, analisar e aplicar tudo o que tinha conhecimento, e assim voltar a desvendar o País das Maravilhas. A segunda razão desta minha decisão foi por ter atribuído esta obra de Lewis Carroll a uma das categorias do Desafio de Leitura de 2015 a que me propus no início deste ano (e cujo post marca o início deste blog). A categoria escolhida foi "um livro que foi banido", e pelo que sei, este foi um dos livros mais banidos em todo o mundo.
Posto isto, só tenho a dizer que fiquei encantadíssima ao redescobrir o quão incrivelmente rica e complexa esta história realmente é, mas conseguindo manter-se, ao mesmo tempo, cativante, engraçadíssima e muito divertida até mesmo para aqueles sem grande conhecimentos das áreas de estudo que mencionei acima. Os capítulos são relativamente curtos e de leitura fácil de acompanhar; o enredo, esse, sendo por vezes tão "nonsense", tão sem nexo transporta-nos para um mundo tão mágico e incrivelmente curioso e cómico, um autêntico País das Maravilhas.
Lewis Carroll não só criou um mundo mágico de refúgio para nós como criou personagens intemporais que nos acompanham e não nos deixam sentir que estamos sozinhos no nosso "mundo de loucura". Falo, obviamente, de personagens inesquecíveis tais como o Chapeleiro Louco (Mad Hatter), a Lebre (March Hare), o Coelho Branco (White Rabbit), a Rainha de Copas (Red Queen) que ao mínimo sinal de desrespeito, ordena imediamente a decapitação, e claro, o Gato de Cheshire (Cheshire Cat) que é, sem dúvida, a minha personagem preferida (tal como acredito que seja a de muitos de vocês, meus queridos leitores)!
Escusado será dizer, portanto, que aconselho vivamente a toda a gente a leitura desta história, pois é uma história intemporal sendo apropriada para todas as idades!

Esta edição conta também com as FABULOSAS ilustrações originais de John Tenniel!

Edição/reimpressão: Dezembro 2009
Páginas: 304
Editor: Penguin Books
ISBN: 9780143117735

Idioma: Inglês


Classificação: 5/5 estrelas


Uma vez que aconselho este livro a toda a gente, podem adquiri-lo no site da Wook a preços fantásticos. Deixo-vos com o link directo em baixo:

Aventuras de Alice no País das Maravilhas - www.wook.pt






Também Poderá Gostar

1 comentário:

  1. Espriencia 1, 2, 1 ,2 a ver se consigo comentar
    este é um Livro que quero muito ler, tenho muita curisidade porque é um mundo completamente louco, e inspira me tudo o que é diferente. Acho que muita gente devia rever este filme da Disney e esquecer o do tim burton que honestamente estava muito aquem do que imaginei

    ResponderEliminar

Pat Silva. Com tecnologia do Blogger.